Porta Santa da Basílica de São Pedro: o que precisa saber?

As atrações que levam os turistas até à basílica de São Pedro são muitas, mas existe uma em particular que é admirada por parte de pessoas de todo o mundo: a porta santa da basílica de São Pedro.

Esta porta santa tem uma beleza incomparável e uma tradição por trás da sua existência. A porta pode ser encontrada, também, em outras basílicas da cidade de Roma.

Porta Santa da Basílica de São Pedro: o que é?

Muitos podem questionar-se o que é, afinal, uma porta santa. A porta santa é conhecida por ser uma porta que o Papa abre no início de cada ano santo; a abertura da porta marca, simbolicamente, esse início de ano. Esta porta santa não existe, apenas, na Basílica de Roma, mas também em todas as basílicas maiores que se encontram em Roma.

Durante o período que marca o início do ano santo, a porta é aberta pelo Papa, no entanto, assim que esse período passa, a porta volta a ser fechada e trancada. Esta tradição tomou lugar em 1423, na basílica de São João de Latrão, pelo Papa Martinho V.

Interessante é o fato que o Papa João Paulo II, ao contrário do que seria a tradição original, abriu e fechou todas as portas santas de Roma, sendo que a de São Pedro foi a primeira a ser aberta e a última a ser fechada. Em um momento normal, o Papa abriria a porta santa da basílica de São Pedro e delegava as restantes a cardeais.

Esta porta santa da basílica de São Pedro, antigamente, era fechada com uma parede de tijolos que seria demolida pelo Papa no início do período do ano santo e reconstruída no seu final. Esta era uma cerimônia que qualquer fiel à religião católica queria presenciar.

Portas Santas em Roma

As portas santas pertencentes à região de Roma, encontram-se nas seguintes basílicas:

  • Basílica de São Pedro
  • Basílica de Santa Maria Maior
  • Basílica de São João de Latrão
  • Basílica de São Paulo Extramuros

 

Devido ao diminuto período em que a porta santa da Basílica de São Pedro se encontra aberta, torna-se difícil ver este momento incrível. Como tal, para garantir que pode estar presente, aconselhamo-lo a marcar a sua visita com antecedência. Contate a Italy I Love You para mais informações. Esperemos por si.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar