Tudo sobre Donato Bramante

Tudo sobre Donato Bramante

O período histórico do Renascimento ofereceu, à diversos setores, nomes importantes. A nível de arte, foram inúmeras as contribuições, um especial foi Dontato Bramante. Conheça um pouco mais sobre a vida e obras realizadas pelo artista Donato Bramante em seguida.

Tudo sobre Donato Bramante

O arquiteto e pintor Donato di Angelo del Pasciuccio ficou conhecido como Bramante, tendo nascido na cidade de Urbino, no ano de 1444, e falecido em Roma, no ano de 1514, aos seus 70 anos de idade.

Os seus pais eram fazendeiros e demonstravam, desde a sua infância, preferência pelas artes, assim como para os cálculos matemáticos. Informações mais precisas da sua vida surgem a partir do ano de 1477, quando começa a trabalhar em Bérgamo como ilustrador de diversos arquitetos nesta localidade.

Apresentou, durante a sua vida, um maior desenvolvimento no campo da arquitetura. Esse desenvolvimento permitiu a realizaçõa de diversas obras grandiosas, especialmente as relacionadas com palácios e construções religiosas sob encomenda de Papas.

Obras de Donato Bramante

As realizações de Donato Bramante são compostas por elementos arquitetônicos e alguns mais artísticos, dos quais é possível destacar alguns como mais relevantes. Conheça a lista de obras do artista italiano Bramante de seguida.

  1. Igreja de Santa Maria da Paz: é considerada a primeira obra arquitetônica de Donato Bramante, estando localizada na cidade de San Retiro. Nesta construção foram utilizadas diferentes técnicas, com foco na perspectiva das pinturas nos seus ambientes internos.
  2. Pintura “Cristo na coluna da Abadia Chiavaralle”: é considerada a principal obra artística de Donato Bramante, a qual foi concluída no ano de 1490.
  3. Decoração arquitetônica em fachadas de palácios reais variados: de entre as suas realizações, pode encontrar o interior do castelo em Vigenano, Capela de Santo Ambrósio em Milão e projeto de Piazza em Vigevano.
  4. Construção do Templo de São Pedro no local em que o apóstolo foi crucificado: a sua estrutura era circular e contava com o apoio proporcionado por colunas do tipo dóricas. Uma obra excelente.
  5. O artista foi, ainda, responsável pelos projetos monumentais elaborados no Vaticano, como é o caso da reconstrução da Catedral de São Pedro.

Já imaginou como será ver as obras deste artista italiano de perto? Faça a sua reserva e proporcione-se a um momento incrível como este.

Curioso para saber um pouco mais sobre Donato Bramante? Teremos mais conteúdo para si, para tal, deixe as suas dúvidas na caixa de comentários.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer

Sliding Sidebar